Paraíso das sucuris: jovem registra cobras gigantes em águas cristalinas em MS
15/10/2025
(Foto: Reprodução) Paraíso das sucuris: guia registra gigantes em águas cristalinas de MS
O monitor de passeios no Rio da Prata, no município de Jardim (MS), Gilson Botelho, de 20 anos, compartilha em suas redes sociais momentos de tirar o fôlego: "encontros com sucuris". As águas cristalinas da região facilitam a observação das cobras, que vivem livremente no ambiente natural e não oferecem risco, segundo especialistas. Veja o vídeo acima.
“Nunca sinto medo. Elas são tranquilas e não oferecem risco nenhum a humanos.”
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Segundo o jovem monitor, os encontros com as serpentes são uma questão de sorte. “Não é incomum, mas depende do dia. Sempre respeitamos o espaço delas.”
Os turistas costumam ficar impressionados com o tamanho, a cor e a calma das sucuris.
“É um privilégio poder observar de perto um animal tão imponente e, ao mesmo tempo, tão pacífico.”
Por que há tantas sucuris na região?
De acordo com o biólogo e especialista em serpentes Henrique Abrahão Charles, a presença constante de sucuris em Jardim e região é resultado das condições naturais do local, marcada por nascentes e áreas alagadas.
“É um habitat perfeito. As sucuris ajudam a controlar populações de roedores e outros animais, mantendo o equilíbrio ecológico.”
Ele explica ainda que a água extremamente clara dos rios torna mais fácil avistar as cobras:
“O solo rico em calcário deixa a água cristalina. Isso permite ver com nitidez tudo o que está debaixo d’água — o que não acontece em rios mais turvos.”
Além das sucuris, é comum encontrar diversas outras espécies de animais durante os passeios, graças à preservação ambiental da região.
Sucuris não são agressivas
A bióloga Juliana Terra e o documentarista Cristian Dimitrius reforçam que essas serpentes são frequentemente alvo de desinformação e que não apresentam riscos aos seres humanos.
"Existe muito sensacionalismo e informações errôneas difundidas sobre a espécie. Isso mostra que ainda temos muito trabalho de educação ambiental, pesquisa e conservação pela frente para desmistificar a espécie e evitar que casos como esse continuem acontecendo. A morte direta por humanos ainda é um dos principais fatores de morte das sucuris", pontua a especialista Juliana Terra.
Curiosidades sobre as sucuris
Sucuris não atacam humanos: Não há registros comprovados de ataques de sucuris a seres humanos. Essas cobras são, na verdade, bastante tímidas e evitam o contato com pessoas.
Tamanho exagerado: Embora sejam grandes, os relatos de sucuris de 10 metros ou mais são geralmente exagerados. O maior exemplar comprovado media 8,80 metros e está exposto no Museu de Londres.
Habitat: As sucuris são semiquáticas e passam grande parte do tempo na água ou próximas a ela. Isso significa que, mesmo em Bonito, elas tendem a ficar em áreas menos frequentadas por turistas.
Comportamento: Quando confrontadas, as sucuris geralmente optam por fugir em vez de atacar. Sua primeira linha de defesa é escapar para a água, onde são nadadoras excelentes.
Sucuris avistadas no Rio da Prata, em Jardim (MS).
Gilson Botelho
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: