SAS manterá equipes de plantão no final de semana para atender moradores da Comunidade Mandela

  • 17/11/2023
  • 0 Comentário(s)

SAS manterá equipes de plantão no final de semana para atender moradores da Comunidade Mandela

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS) vai manter um plantão neste final de semana para atender as famílias da Comunidade Mandela que perderam suas casas no incêndio ocorrido na quinta-feira (16). Em reunião para definir o plano de ações para sábado e domingo, a prefeita Adriane Lopes ressaltou que o objetivo é garantir a assistência das famílias, seguindo os parâmetros das políticas públicas.

“É importante manter a proximidade com a comunidade. Por isso vamos continuar a prestar esses serviços de atendimento e a todas as necessidades dessas famílias”, disse a chefe do executivo municipal que começou o dia visitando as famílias no local e voltou para ajudar com a distribuição de comida na hora do almoço. A Guarda Civil Metropolitana (GCM) também realiza segurança na localidade com equipes 24h.

De acordo com a secretária-adjunta da SAS, Inês Mongenot, o Cras Estrela do Sul, que atende a região, será um ponto de apoio que ficará aberto das 7 às 17 horas para orientar as pessoas, receber doações e enviar a alimentação que for necessária ao local. As refeições estão sendo produzidas pela Prefeitura, parceiros e entidades.

No local onde houve o incêndio, a SAS montou uma tenda para organizar a distribuição e recebimento de alimentos e água e realizar atendimento técnico. “Estamos disponíveis para atender as famílias e ficar próximos do território, ajudando em qualquer intercorrência”, ressaltou a secretária-adjunta.

Ao todo, no local foram montadas 14 tendas de apoio onde à noite são distribuídos os colchões para as famílias que optaram em ficar no local. Cada tenda tem capacidade para dez colchões e as lideranças da ação organizam a distribuição das famílias nos ambientes.

Além das tendas, também foi organizado um acolhimento na Escola Municipal Kamé Adania, localizada no conjunto Habitacional Nascente do Segredo. Apesar de poucas famílias buscarem a escola para dormir, o acolhimento continua sendo ofertado e no espaço as famílias também tem a possibilidade de realizar a higiene pessoal.

Já a alimentação está concentrada nas tendas localizadas na comunidade. Reuniões diárias estão sendo feitas com todas as pastas da gestão para identificar as necessidades das famílias e definir ações.

Equipes da Agência Municipal de Habitação, Defesa Civil e Guarda Civil Metropolitana (GCM), Emha, Defesa Civil, Guarda Civil Metropolitana, entre outras secretarias, acompanham as famílias da comunidade.

A prefeitura também ofereceu aos atingidos o Programa Locação Social, previsto pela Lei Municipal n. 6.592, de 06 de julho de 2021, voltado às famílias que ainda não foram sorteadas anteriormente em programas habitacionais de interesse social e que têm dificuldades em arcar com os custos de aluguéis provenientes do mercado imobiliário tradicional. A medida visa reduzir o déficit habitacional de maneira emergencial para que essas famílias não fiquem desabrigadas.

O diretor-adjunto da Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Emha), Claudio Marques Junior, reforçou a oferta do programa aos moradores do Mandela. “O aluguel social já foi ofertado para essas famílias em outro momento. Essa é uma alternativa segura, rápida e eficiente no segmento habitação de interesse social para que essas famílias tenham acesso à moradia digna e possam alugar uma casa”, explicou o gestor.

As demais Secretarias também seguem envolvidas na corrente do bem. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), instalou um posto de saúde dentro da comunidade para atendimento das famílias.

Como parte das ações de apoio às famílias da comunidade do Mandela, a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos) concluiu nesta sexta-feira a instalação de oito postes de sete metros de altura, 16 luminárias de Led 180 watts, 30 lâmpadas fluorescentes, 30 tomadas de 127 watts, 30 soquetes E27 e a retiradas de 260 metros de fios que estavam em curto. Além disso, após o fogo estar controlado a Sisep realizou a limpeza do local para evitar acidentes com os moradores e colocou pedras nas vias para evitar que os resíduos do fogo sujassem as casas dos moradores.

A Funsat (Fundação Social do Trabalho) esteve presente na comunidade, na manhã desta sexta-feira (17), fazendo a inscrição de trabalhadores no Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho – Primt. Na segunda (20), estará novamente no local, com o setor de Serviço Social do órgão, para incluir mais pessoas interessadas em aderir ao programa. Também serão ofertadas vagas específicas disponíveis no sistema da fundação, sendo realizada a triagem para encaminhamento conforme o perfil do candidato.

Durante o final de semana, as doações podem ser entregues diretamente no Cras Estrela do Sul, localizado na Av. Pref. Heráclito Diniz de Figueiredo, s/n – Conj. Res. Estrela do Sul, nas tendas da Prefeitura, instaladas na comunidade ou diretamente no Fundo de Apoio à Comunidade (FAC) que fica aberto nesta sexta-feira até a 12h e no sábado e domingo das 7h às 17h, recebendo exclusivamente as doações.


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Carta para Deus

Nicoli Francini

top2
2. Tá Chorando Por Quê?

Amanda Wanessa

top3
3. Deserto

Maria Marçal

top4
4. Vai passar

Gerson Rufino

top5
5. If You Believe

Feat.Patch Crowe

Anunciantes