Em apoio aos suinocultores de Itaporã e região Renato Câmara reivindica ao Estado a doação de um caminhão tanque 4x4

  • 09/11/2023
  • 0 Comentário(s)

Em apoio aos suinocultores de Itaporã e região Renato Câmara reivindica ao Estado a doação de um caminhão tanque 4x4

Renato Câmara indica ao Estado doação de caminhão para atender suinocultores. Ação acima mostra a retirada de dejetos para aspersão em áreas de agricultura. Foto: Ilustrativa/Internet

Para atender demanda do setor da suinocultura, o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Renato Câmara (MDB), está solicitando ao Governo do Estado a doação de um caminhão tanque 4x4, com capacidade para 12 mil litros, para ser utilizado na distribuição de dejetos suínos. A reivindicação atende aos pequenos agricultores da Associação dos Suinocultores do Município de Itaporã e Região.

“Este é um pleito encaminhado ao nosso mandato pela Associação dos Suinocultores do Município de Itaporã e Região (ASSUITA), através do Oficio nº 06/2023, onde foi solicitado a doação deste caminhão tanque 4x4 que será destinado exclusivamente para a aspersão de dejetos suínos. Por isso, fizemos esta Indicação ao governador do Estado Eduardo Riedel e ao diretor-presidente da AGRAER, Washington Willeman de Souza”, confirmou o parlamentar.

Renato Câmara é o coordenador da Frente Parlamentar de Desenvolvimento da Suinocultura na ALEMS e, ao justificar sua Indicação, disse que este veículo será um recurso fundamental para atender aos pequenos agricultores vinculados à ASSUITA, permitindo-lhes utilizar os dejetos como fertilizante de forma segura e eficaz, contribuindo para uma agricultura mais produtiva e sustentável.

“A região da Grande Dourados, reconhecidamente estratégica para a agropecuária do Estado do Mato Grosso do Sul e do Brasil, destaca-se pela sua crescente produção na suinocultura. Esta atividade, no entanto, traz consigo o desafio do manejo adequado dos dejetos dos animais, que, se mal administrados, podem resultar em significativos problemas ambientais, afetando a qualidade do solo e das águas. A ASSUITA, entidade que congrega 55 produtores associados, trabalha diligentemente na gestão deste subproduto, essencial para evitar a contaminação do solo e das águas e para promover a fertilidade das terras cultiváveis”, destaca o Deputado do Agro.

Ao dar ainda mais sustentação à sua reivindicação, Renato Câmara afirmou que a efetivação de um manejo sustentável dos dejetos é severamente obstaculizada pela falta de equipamentos adequados, especialmente para a sua distribuição como fertilizante natural. “Assim sendo, é de suma importância o apoio do Governo do Estado para a doação de um caminhão tanque 4x4, com capacidade para 12 mil litros, que possibilite a distribuição ambientalmente correta dos dejetos, beneficiando assim a agricultura das pequenas propriedades rurais”.

(Roney Minella - Assessoria Parlamentar)


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Carta para Deus

Nicoli Francini

top2
2. Tá Chorando Por Quê?

Amanda Wanessa

top3
3. Deserto

Maria Marçal

top4
4. Vai passar

Gerson Rufino

top5
5. If You Believe

Feat.Patch Crowe

Anunciantes