Proposta por Hashioka, Comenda do Mérito “Terra do Sol Nascente” é aprovada na ALEMS

  • 01/06/2023
  • 0 Comentário(s)

Proposta por Hashioka, Comenda do Mérito “Terra do Sol Nascente” é aprovada na ALEMS

Foi aprovado hoje, 1º, o Projeto de Resolução 12/2023, proposto pelo deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil), que cria a “Comenda do Mérito da Comunidade Japonesa”, em alusão ao Dia Estadual da Comunidade Japonesa, instituído pela Lei Estadual 1.979/1999, comemorado anualmente em 18 de junho. O Projeto recebeu 19 votos favoráveis e nenhum contrário. Agora, a proposta segue para publicação no Diário Oficial da Casa de Leis.

Denominada “Terra do Sol Nascente”, em referência à origem da palavra “Japão” (Nippon), que significa origem do sol, a comenda será entregue anualmente na semana do Dia da Comunidade Japonesa, em Sessão Solene realizada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul especificamente para comemoração do evento, e será constituída de Medalha e Diploma contendo as bandeiras nacionais do Brasil e do Japão.

De acordo com o projeto de resolução, a honraria será concedida pela Assembleia Legislativa à personalidade integrante ou descendente de japoneses, bem como a entidades pertencentes à colônia nipônica que prestaram relevantes serviços à sociedade. Conforme justificativa, desde sua chegada ao Brasil há 115 anos, os nipo-brasileiros muito contribuíram e contribuem para o desenvolvimento do Brasil e fortalecimento das relações entre os dois países.

Durante a ordem do dia, o parlamentar agradeceu a todos os deputados e deputadas que votaram favoravelmente para a criação da Comenda “Terra do Sol Nascente”. Hashioka informou que Mato Grosso do Sul possui a terceira maior colônia japonesa no Brasil, sendo a primeira no estado de São Paulo e a segunda, no Paraná.

“Para mim, é uma oportunidade única, visto que, até então, os eventos para a comunidade nipo-brasileira que aconteciam nesta Casa de Leis eram pontuais, como, por exemplo, os Cem Anos da Imigração Japonesa em 2008. Mas agora, com esse projeto, a homenagem se torna permanente. Ou seja, a partir de agora, em todos os anos nós teremos aqui na Assembleia Legislativa essa comenda para ser entregue”, destacou o deputado.

Por: Adriana Viana Foto: Luciana Nassar/ALEMS


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. A história de um vencedor

Luciana D'Namark

top2
2. Olharei pra o alto( COVER )

Luciana D'namark

top3
3. O Noivo Vem

Anderson Schneider feat. Fernanda Madaloni

top4
4. Kailane Frauches

Passa Lá em Casa Jesus [Clipe Oficial]

top5
5. Não Há Outro Igual (Ao Vivo)

Julliana Silva

Anunciantes