Campanha Lenço Solidário é lançada em apoio a pacientes com câncer em MS

  • 08/10/2025
  • 0 Comentário(s)

Campanha Lenço Solidário é lançada em apoio a pacientes com câncer em MS

Campanha Lenço Solidário é lançada em apoio a pacientes com câncer em MS

Iniciativa do Grupo Pereira promove arrecadação de lenços em diversas lojas da rede Comper e Fort Atacadista para quem enfrenta tratamento oncológico

No mês de outubro, dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, a Campanha Lenço Solidário do Grupo Pereira ganha destaque no estado de Mato Grosso do Sul. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) revelam que o câncer de mama é o mais incidente no Brasil e também a principal causa de mortalidade por câncer entre mulheres. Para o triênio de 2023 a 2025, são estimados anualmente 73.610 novos casos de câncer de mama, correspondendo a um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, conforme a publicação “Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil”.

A campanha, que se estende além do câncer de mama, arrecada lenços, bandanas, toucas, bonés, boinas, chapéus e turbantes para homens e mulheres em tratamento oncológico. Criada em 2014 pela rede de supermercados Comper, a iniciativa passou a contar também com a participação do Fort Atacadista nesta edição.

A ação foi lançada em 4 de outubro, no Comper Itanhangá, em Campo Grande, e será encerrada no dia 31 de outubro, no mesmo local, com a entrega dos itens arrecadados às instituições beneficiadas. Participam da campanha sete lojas da rede Comper e três unidades do Fort Atacadista, localizadas em Campo Grande e Dourados. Os pontos de arrecadação incluem as lojas Comper Itanhangá, Jardim dos Estados, Ypê Center, Tamandaré, Brilhante, Spipe Calarge e Dourados, além das unidades Fort Atacadista Três Barras, Norte Sul Plaza e Tiradentes, totalizando dez pontos de arrecadação em Campo Grande e Dourados.

As doações feitas na loja Comper de Dourados serão destinadas exclusivamente ao Hospital de Amor da cidade. Nas demais unidades, os itens arrecadados serão distribuídos entre a Associação Lenços de Luz, a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) e a Associação Brasileira de Assistência às Pessoas com Câncer (ABRAPEC), todas atuantes em Campo Grande.

A origem da Campanha Lenço Solidário remonta à história de Rosa Mavignier, idealizadora do projeto. Após ser diagnosticada com câncer no útero e iniciar o tratamento com quimioterapia, Rosa enfrentou o impacto emocional da perda dos cabelos. Segundo sua filha, Ana Paula Mavignier, a família se mobilizou após uma amiga, Marluci, colocar um lenço na cabeça em solidariedade. O gesto foi compartilhado nas redes sociais e, rapidamente, começaram a chegar doações de diversas partes do país. A partir desse movimento espontâneo, Rosa passou a distribuir os lenços recebidos a outros pacientes. Ela faleceu em 2016, aos 66 anos, após três anos de tratamento. “Agradeço ao Comper por continuar o legado da minha mãe, ajudando tantas pessoas”, afirma Ana Paula.

A gerente nacional de relacionamento do Grupo Pereira, Fernanda Bardauil, afirma que a campanha representa um gesto de empatia e acolhimento. “A doação de um lenço é um ato simbólico, mas com grande impacto emocional. Ele transmite carinho, respeito e solidariedade a quem está enfrentando o tratamento”, disse.

Perfil das instituições beneficiárias da campanha:

A Associação Brasileira de Assistência às Pessoas com Câncer (ABRAPEC) oferece suporte socioeconômico, reabilitação física-emocional e jurídico a pessoas em tratamento de câncer em situação de vulnerabilidade social, além de atendimento aos familiares e cuidadores. Para mais informações, acesse o site oficial da ABRAPEC ou siga o Instagram da instituição.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) é uma entidade filantrópica composta por voluntárias que assistem gratuitamente pacientes com câncer e seus familiares, promovendo ações de prevenção e conscientização sobre a doença na comunidade. Detalhes estão disponíveis no site e Instagram da RFCC.

A Associação Lenços de Luz é um projeto social que arrecada e distribui lenços e acessórios, oferecendo conforto emocional e apoio à autoestima de pacientes oncológicos. Informações sobre a instituição podem ser obtidas em seu Instagram.

Por fim, o Instituto de Prevenção de Câncer de mama e colo de útero do Hospital de Amor em Dourados conta com unidade fixa e móvel para a realização de exames preventivos relacionados aos cânceres de mama e colo uterino, com atendimento 100% gratuito pelo SUS. Tem previsão de inauguração de uma sede própria onde realizarão rastreio precoce para câncer de mama e colo de útero, incluindo diagnóstico por imagem, cirurgias e tratamento a pacientes de Dourados e municípios da região. Site: hospitaldeamor.com.br/dourados

Serviço:

Campanha Lenço Solidário 2025

Arrecadação de lenços, turbantes, toucas, bonés, boinas e chapéus para pacientes em tratamento oncológico

Período: durante todo o mês de outubro

Onde doar – Campo Grande:
– Comper Itanhangá
– Comper Jardim dos Estados
– Comper Ypê Center
– Comper Tamandaré
– Comper Brilhante
– Comper Spipe Calarge
– Fort Atacadista Três Barras
– Fort Atacadista Norte Sul Plaza
– Fort Atacadista Tiradentes

Onde doar – Dourados:
– Comper Dourados

Instituições beneficiadas:
– Hospital de Amor Dourados (recebe doações feitas em Dourados)
– Associação Lenços de Luz
– Rede Feminina de Combate ao Câncer
– ABRAPEC (Associação Brasileira de Assistência às Pessoas com Câncer)

Entrega da arrecadação dos lenços da campanha 2024

Sobre o Grupo Pereira

Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira completa 63 anos de história em 2025. Atualmente, conta com 22 mil funcionários nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

O Grupo Pereira tem 174 unidades de negócio, incluindo 31 lojas da rede de supermercados Comper, 69 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), 7 lojas Schmit, 18 unidades do restaurante Trudy’s e uma steakhouse, 3 filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 27 lojas SempreFort (varejo farmacêutico), um Broker – distribuidor oficial da Nestlé -, 5 agências de viagens, 2 postos de combustível e um Centro de Distribuição. Além disso, o Grupo Pereira completa seu ecossistema de soluções ao incluir o braço logístico Perlog e os serviços financeiros do Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 1,5 milhão de cartões emitidos, além de gift cards, seguros e assistência odontológica.

O Grupo Pereira é o primeiro varejista brasileiro a ser contemplado com o selo CAFE (Certified Age Friendly Employer), concedido pelo norte-americano Age Friendly Institute a empresas que promovem a contratação e retenção de funcionários 50+.

Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio da excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira também contribui para a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.

  • Solidariedade
  • Redação Sato

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes