Em audiência, Jean defende plano de segurança para bares do Centro

  • 18/09/2025
  • 0 Comentário(s)

Em audiência, Jean defende plano de segurança para bares do Centro

Vereador presidiu evento sobre o tema na Câmara

Ocorreu nesta quarta-feira (16 de setembro) a audiência pública “Vida, cultura e lazer no Centro: segurança que protege”, convocada pelo vereador Jean Ferreira (PT). O encontro debateu formas de garantir a segurança da população que frequenta os bares noturnos da região central, bem como o diálogo entre as demandas de moradores e de comerciantes.

Jean defendeu que a Prefeitura garanta banheiros químicos e destacou que o lazer no Centro também é uma política de arrecadação. “É economia também. A gente tem crise financeira na cidade. Uma oportunidade de fortalecer o turismo”, destacou o vereador. “A gente precisa discutir a Lei do Silêncio e também entender que outras leis regem a existência dos bares, como a Lei do Uso e Ocupação do Solo que vai passar por uma revisão; e a questão do Plano Diretor, que é um dos entraves para dar vida ao Centro”, prosseguiu o parlamentar.

“A questão da segurança é uma consequência da falta de fiscalização também”, afirmou Jean Ferreira. “Justamente por ser na rua, na calçada, com portas abertas, é dever do poder público organizar, não só para que não haja problemas, mas também para fomentar, gire a economia, fortaleça a economia do município, como temos em vários outros municípios”.

Jean propôs ainda que haja uma regulamentação do trabalho de vendedores ambulantes, a exemplo do Carnaval. “Todo Carnaval, na região da Esplanada, eles fazem um cadastramento. Até para haver segurança jurídica também, para caso aconteça algo, eles possam se defender”, pontuou o vereador.

A audiência foi presidida por Jean e teve o vereador Ronilço Guerreiro (Podemos) como secretário da mesa. Também estiveram presentes os vereadores Maicon Nogueira (PP) e Luiza Ribeiro (PT). A mesa contou ainda com representantes do comércio, da segurança pública, da juventude, dos vendedores ambulantes e dos moradores.

Estiveram presentes a tenente-coronel Cleide Maria, comandante do Primeiro Batalhão da Polícia Militar; o empresário e produtor Leonardo Soldati, proprietário do Copo Bar, representando os comerciantes; o influenciador Moia, representante do público frequentador do circuito de bares do Centro; Matheus Fernandes, vice-presidente do Conselho Estadual da Juventude (Conjuv) de Mato Grosso do Sul; a comerciante Carla Corte Correia, proprietária do trailer Sapa Dog, representando os vendedores ambulantes; o guarda civil metropolitano Hudson Pereira Bonfim, presidente do sindicato da categoria, o SindGCM.

De forma remota, estiveram presentes o produtor cultural Vitor Cadillac, fundador da Liga dos Blocos de Carnaval de Rua de Goiânia; e o empresário Vinícius Gade, proprietário da Casa Liberté em Goiânia, que contribuíram com sugestões de políticas a serem tomadas a partir de experiências ocorridas na capital goiana. Houve ainda falas livres da coordenadora municipal do Conselho dos Usuários do SUAS, Terezinha de Jesus Garcia; Maria Lúcia, representando os moradores do Centro; da advogada Maria Isabela Saldanha, presidente da Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente da OAB-MS; do músico, ator e produtor Jorge Aluvaiá; do acadêmico de História e multiartista João Xarpy; e do sócio-proprietário do Pizza Pub, Robson Nicola.

Foto: Balds

Norberto Liberator
Assessoria de Imprensa do Vereador 


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes