VIDA REAL: Professora dá aula de persistência e toma posse quase oito anos depois de prestar concurso

  • 31/01/2024
  • 0 Comentário(s)

VIDA REAL: Professora dá aula de persistência e toma posse quase oito anos depois de prestar concurso

O quadro efetivo da Rede Municipal de Ensino de Dourados conta, desde o dia 15 de janeiro, com uma nova profissional do magistério. É a educadora Taysa de Souza Ferreira, que foi empossada no cargo quase oito anos depois de ter prestado concurso público para o cargo de professora de Educação Física.

A verdadeira saga protagonizada pela professora começou no ano de 2016, quando se inscreveu para o certame da Secretaria de Educação da Prefeitura de Dourados. Com pontuação média que garantiu sua presença entre as pessoas aprovadas, ela assistiu a convocação de dezenas de colegas de profissão, com uma expectativa – embora contida – de que sua vez poderia chegar.

Em 2021, depois da pandemia de covid 19, uma decisão cairia como uma bomba nas pretensões de Taysa e sua família, que foi a abertura de um novo concurso público, pondo fim ao certame anterior, que valeria até 2020. A decisão da administração esbarrou, porém, no lapso de não levar em conta o período de suspensão da validade por dois anos por conta da pandemia.

Para manter a validade do concurso 2016, a professora Taysa Ferreira procurou o caminho da justiça para a garantia da vigência do concurso. Em função da ação judicial, o município de Dourados fez um acordo com Ministério Público e o Poder Judiciário, definindo um contingente a ser chamado, distribuído entre as diversas vagas do concurso.

A esperança de Taysa e de sua família em finalmente assumir a vaga sonhada sofreu mais um golpe, porque o acordo previa a convocação de apenas 10 profissionais de Educação Física e sua colocação na lista era a décima segunda para ser chamada. A grande surpresa, no entanto, foi o fato de uma das candidatas não ter comparecido à convocação, enquanto a seguinte anunciou que também não iria tomar posse.

O sonho de tomar posse no concurso parecia cristalino. Mas como sempre diz um familiar seu, “que nem sempre tudo que reluz é ouro”, Taysa foi novamente surpreendida, porque a Prefeitura não tornou sem efeito o não comparecimento de uma das candidatas para considerar a desistência da próxima e, finalmente, chamar a candidata na décima segunda vaga.

O caminho judicial foi novamente trilhado, desta vez com apelação ao Tribunal de Justiça de MS, em petição assinada pelo advogado Luiz Carlos Correia. Depois de quase três anos de demanda, os desembargadores decidiram por unanimidade pela posse de Taysa, em sentença proferida no final do mês de novembro de 2023.

IMG_20240115_093247664_HDR

IMG_20240115_084352145

Reconhecendo o mérito da decisão em segundo grau, a Procuradoria Geral do Município de Dourados providenciou o cumprimento da decisão judicial com celeridade garantindo, enfim, a posse da professora. Porém, um último capítulo de apreensão ainda estava reservado.

Um dos exames para sua admissão era o toxicológico e, por conta da exigência dele também aos motoristas de caminhão, provocou atraso na entrega do resultado, visto que milhões de pessoas fizeram, e existem apenas 17 laboratórios credenciados no país. E, entre eles, apenas um acabou atendendo o edital do município de Dourados. O resultado foi entregue com atraso e a posse esperada precisou ser adiada, novamente à base de requerimento.

Família que celebrou conquista e depois acompanhou a luta, se fez presente no dia da posse

A saga de Taysa de Souza Ferreira para tomar professora efetiva do município de Dourados teve fim somente no dia 15 de janeiro de 2024, uma segunda-feira de alegria para ela e seus familiares, que foram parceiros em sua angústia por mais de sete longos anos. A lotação para o local de trabalho foi outra alegria, que é na escola que ela começou a estudar.


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. A história de um vencedor

Luciana D'Namark

top2
2. Olharei pra o alto( COVER )

Luciana D'namark

top3
3. O Noivo Vem

Anderson Schneider feat. Fernanda Madaloni

top4
4. Kailane Frauches

Passa Lá em Casa Jesus [Clipe Oficial]

top5
5. Não Há Outro Igual (Ao Vivo)

Julliana Silva

Anunciantes